Atual Nutrição de cara nova

Atual NutriçãoEste novo espaço, foi criado como forma de propagação da educação nutricional, contribuindo assim com uma melhor qualidade de vida a você internauta.

Para tanto gostaria de colocar como uma reflexão. O que para você é o termo ‘saúde’?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde é o estado de bem estar físico, mental e social. O primeiro está relacionado ao corpo e o seu funcionamento, o segundo ao bem-estar mental e o terceiro social é o que engloba emoções, pensamentos e sentimentos e também o convívio social.

A alimentação é um dos fatores que podem auxiliar na diminuição do risco de desenvolver doenças conhecidas como crônicas não transmissíveis, como a obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, entre outros. Hoje as recomendações nutricionais já não estão direcionadas apenas para prevenir as carências nutricionais, mas também para diminuir o risco de doenças crônicas não transmissíveis. Portanto, não há dúvidas de que uma alimentação balanceada é o ideal para a saúde e para redução destes riscos.

Uma boa nutrição é aquela que garante um consumo mínimo diário de energia

Quando falamos em bom funcionamento orgânico, devemos pensar num organismo saudável e, desta forma, devemos analisar as escolhas que fazemos diariamente em nossa alimentação. Uma boa nutrição é aquela que garante o consumo diário de energia, vinda dos carboidratos (massas em geral, arroz, batata, farinhas, etc), proteínas (carnes, ovos, leite e derivados, feijões e seus substitutos) e a gordura tanto de origem animal quanto origem vegetal, além das frutas e verduras que, em geral, nos fornecem as fibras com várias particularidades que serão exploradas em outra edição. Também é bom lembrar das vitaminas e dos minerais, necessários para a regulação de todo nosso sistema orgânico.

Os avanços nas pesquisas da área da nutrição têm permitido um grande conhecimento dos benefícios que podemos ter com uma variedade de alimentos. Muitos termos são divulgados e certamente deixam você inseguro e, até mesmo, pensando ser impossível se alimentar de forma adequada, mas é totalmente viável manter uma alimentação nutritiva e saudável,desfrutando do prazer da variedade de sabores.

Buscar qualidade em tudo que se faz deve ser uma meta cotidiana. E alimentar-se bem é o princípio de tudo.

Conto com a participação de todos vocês internautas, amigos e pacientes que se preocupam com sua qualidade de vida, sem deixar de lado o prazer de se alimentar bem, para fazermos deste canal um local ATUAL, que possa contribuir para suas escolhas diárias no quesito alimentação!

Dúvidas e sugestões, contate-nos: contato@atualnutricao.com.br

Por Cátia Medeiros

www.atualnutricao.com.br