Sem susto: saiba mais sobre a abóbora, símbolo do Halloween!

Outubro é o mês do Halloween, mais conhecido aqui no Brasil como “Dia das Bruxas”, e aproveitamos a data para falar um pouco mais sobre o símbolo da época: a abóbora. Hoje, vocês conhecerão um pouco mais sobre o alimento, que apesar de tudo, pode ser consumido sem sustos, já que é rico em vitamina A e, por isso, ajuda no crescimento e desenvolvimento dos ossos e da pele, além de ser excelente para a visão. Selecionamos também algumas dicas na hora de escolher a melhor abóbora para levar para a casa, então, aproveite:

Pontos positivos

A abóbora é conhecida por ajudar na formação dos espermatozóides, sendo bastante útil para a fertilidade. Outros fatores que incentivam o consumo deste alimento são seu efeito anticancerígeno e o poder de diminuir infecções. Se todos os motivos acima não forem suficientes para que você tente inserir este ingrediente em suas receitas, saiba que a abóbora também possui boa quantidade de vitamina do complexo B, sendo rica também em fibras, cálcio, fósforo, ferro e potássio.

Como comprar?

Escolher a melhor abóbora para levar para casa é uma tarefa que requer alguns truques: não opte por aquela que tem a casca amolecida, esteja muito suja ou manchada, com polpa amolecida e/ou sinais de mofo. O ideal é que tenha a casca sem brilho, porque casca muito brilhante indica que foi colhida precocemente, apresentando menor qualidade do que o alimento maduro, por exemplo.

A abóbora suporta o armazenamento em local fresco e seco, intacta, por até três meses. Se cortá-la, guarde-a na gaveta inferior da geladeira, em um saco plástico, por até uma semana.

Ficou com água na boca? Então continue acompanhando o blog, pois até o final do mês de outubro traremos receitas para que a abóbora não saia mais do seu cardápio.

Por Dra. Cátia Medeiros