Balancear calorias torna a alimentação mais saudável

Estando em dieta ou não há uma dúvida comum entre as pessoas: como balancear as calorias do dia a dia e ter uma alimentação saudável?

Com a rotina cada vez mais atribulada fica difícil perceber o que comemos. Porém, a falta de atenção pode desequilibrar todo o organismo, sem contar as possibilidades de ganhar alguns quilos extras, pois não notamos o exagero e as combinações que fazemos.

O que precisamos ter em mente é que o que torna as refeições calóricas é a preparação delas. Na composição de alguns alimentos como frutas, verduras e legumes, por exemplo, prevalecem fibras, vitaminas, minerais e baixa quantidade de carboidratos. Por outro lado, uma compota de fruta ou fruta cristalizada terá maior concentração de açúcar, portanto será mais calórica.

É importante lembrar que nem sempre os alimentos com altos índices calóricos são ruins, pois eles têm grandes propriedades energéticas. O abacate, o azeite de oliva e o chocolate meio amargo são alguns desses produtos ricos em energia, mas que requerem um consumo moderado.

Outra dica para balancear a alimentação, controlando as calorias, é fazer refeições fracionadamente, isso ajudará o metabolismo, mantendo o corpo longe dos quilos a mais.  A distribuição calórica deve ser fracionada ao longo do dia, prevalecendo o velho conselho de se alimentar muito bem no café da manhã, um almoço moderado e um jantar em pouco volume e pouca energia, com lanchinhos entre estas refeições de baixas calorias, que possam promover um trabalho ativo do metabolismo.

Vale lembrar que não é aconselhável contar as calorias, mas sim avaliar a qualidade dos alimentos que são ingeridos, monitorando sempre os açúcares, gorduras e sal.

Por Cátia Medeiros