Alerta para as pessoas que consomem diariamente hambúrgueres e refrigerantes

O consumo frequente deste tipo de lanche, pode gerar obesidade, afinal, a maior parte dos lanches são extremamente calóricos e podem atingir a caloria indicada para ser consumida durante o dia todo. Fora isto, tem uma grande quantidade de gorduras saturadas que colaboram para o aumento do LDL colesterol, além das famosas trans que além de aumentarem o LDL ainda ajudam a baixar os níveis do que seria o nosso protetor cardíaco que e o HDL.

Geralmente estes lanches não são consumidos sem o acompanhamento das batatas fritas e dos refrigerantes, o que agrava ainda mais a situação, pois no caso das batatas, estas são fritas em óleos que permanecem na fritadeira por vários dias seguidos ou até mesmo semanas, e este esfria e esquenta pode atingir o ponto de fusão que é aquele onde há liberação de fumaça, termina formando uma substancia denominada acroleína que tem efeito acumulativo no organismo e pode favorecer o desenvolvimento de câncer, principalmente naquele individuo que já tem um histórico familiar favorável para a doença.

O refrigerante pode por exemplo, é servido em refil, podendo ser consumido de forma a vontade, resultando ainda mais calorias vazias .

E apesar de muitos sanduíches terem uma folha de alface ou tomate é insuficiente para dizer que aquela refeição teve quantidade suficiente de fibras, vitaminas e minerais diversos. Esta pratica constante resulta em varias desordens, inclusive a tão famosa disbiose, que são distúrbios gástricos.

Contudo, é indicado que sempre se tenha um acompanhamento nutricional.

Por Dra. Cátia Medeiros