É possível se alimentar de forma saudável sem sentir falta da alimentação anterior?

De inicio é provável que a pessoa sinta falta de todo aquele hábito que tinha, afinal ele esteve presente por um bom tempo em sua vida e por este motivo que as modificações gradativas são mais aceitas, claro que naqueles casos onde não temos riscos maiores a saúde da pessoa.

Para manter ou até mesmo perder peso, nada é proibido. Dito assim, as pessoas ficam mais animadas para aceitar uma alimentação saudável. É claro que, se soubermos balancear a quantidade de calorias que ingerimos diariamente, procurando sempre um equilíbrio.

Um truque, muito indicado por nós nutricionistas, para que as delícias não fiquem de fora do cardápio são as trocas inteligentes.

Por exemplo:

–  Nhoque ao Molho Branco: esta delícia pode ficar mais light se preparada com molho à base de leite desnatado de queijos mais brancos ou até mesmo se utilizarmos o requeijão light pra incrementar o prato;

– Hambúrguer: para não ter que se despedir para sempre desta tentação, opte por  preparos caseiros em vez daqueles vendidos em lanchonetes de fast food. Para fazê-lo, escolha cortes magros de carne, preparando-o grelhado e montando um belo sanduíche com ingredientes mais saudáveis e menos calóricos. Ou até mesmo para os vegetarianos as versões com proteínas de soja, que ficam saborosos;

– Mousse de Chocolate: esta sobremesa pode ser trocada por receitas com frutas. Se o sabor preferido for realmente o chocolate, prepare-o com o tipo meio amargo e outros itens que possam deixá-lo menos calórico, como por exemplo, utilizando gelatina incolor, clara em neve, iogurte desnatado e ate mesmo creme de leite light ou de soja;

– Pudim de leite: prefira uma salada de frutas e para não ficar na vontade, uma colher de sopa de leite condensado está liberada no lanche da tarde;

Por Dra. Cátia Medeiros