Dia da árvore: árvores frutíferas para ter em casa e os benefícios de seus frutos

No próximo dia 21, domingo, vai ser comemorado o Dia da Árvore! Essa planta mais do que essencial na nossa vida é a responsável por deixar nossas cidades mais bonitas, limpar o ar que respiramos e de quebra ainda nos fornecer alguns alimentos deliciosos. São as árvores frutíferas. Veja abaixo quais as árvores frutíferas que são mais fáceis de cultivar e os benefícios de seus frutos.

Pitangueira: essa árvore é própria para clima quente e úmido. É muito sensível ao frio e dependendo de seu diâmetro e altura pode atingir 2 metros.  A pitanga contém substâncias bastante saudáveis como potássio, sais minerais, vitaminas A e C, cálcio, ferro e fósforo.  A fruta tem efeito calmante, diurético e também efeito antiinflamatório.

Limoeiro: podem ser cultivados em vasos com áreas que recebem bastante luz e circulação de ar. Essa planta necessita de seis horas diárias de exposição no sol e muita água para crescer. Mas é bom ficar atento para não encharcar o solo. Sua fruta, o limão, faz muito bem para o estômago além de fortalecer os dentes, curar inflamação na garganta, controlar pressão sanguínea e também ajudar na cura de distúrbios respiratórios.

Amoreira: essa árvore é boa para quem mora em lugares com muita sombra, pois não necessita de sol direto o dia todo. Caso fique em locais fechados a irrigação deve ser feita apenas quando se percebe que a terra está seca.  As antocianinas presentes na amora são antioxidantes, ou seja, evita o envelhecimento precoce. Além disso, a fruta também contém potássio, que ajuda na dilatação dos vasos auxiliando no controle da pressão arterial.

Jabuticabeira: se plantada em um vaso, essa árvore não precisa de sol direto. Mas é bastante sensível ao frio. Se morar em apartamento, os terraços cobertos são mais indicados. Ela pode atingir até 2 metros de altura dependendo do tamanho do vaso. Deve ser regata diariamente no verão. Sua fruta, a jabuticaba, é rica em sais minerais e favorece na eliminação dos radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento precoce e stress.

Ter uma árvore em casa não é tão difícil assim, não é? Veja quais condições de sol, calor e sombra que a sua casa têm e não espere mais para comemorar o Dia da Árvore e levar um pedacinho da natureza para dentro do seu lar.