Atual Nutrição

Adora um molho para temperar? Saiba optar pelos mais saudáveis

Adora um molho para temperar? Saiba optar pelos mais saudáveis



Adora um molho para temperar? Saiba optar pelos mais saudáveis

Quem não gosta de um bom tempero na hora de preparar um lanche ou uma salada? Atualmente, existe uma diversidade de molhos à disposição no supermercado. Ketchup, barbecue, mostarda, Rosé, shoyu, creme de leite, maionese, etc. Mas isso pode ser um problema, pois colocar sempre um molho caprichado para dar um gostinho a mais na refeição pode ser muito calórico e pouco saudável.

Os molhos industrializados devem ser evitados, pois são ricos em sódio, açúcares, ácidos, aditivos, corantes e aromas artificiais, uma combinação perigosa que pode causar danos ao organismo.

Então, para quem não abre mão de um molho como temperinho a mais, existem algumas substituições que podem ser feitas.

Que tal começar com um molho saudável para a salada? O azeite de oliva extravirgem, por exemplo, possui gorduras boas e tem função antioxidante.

Se for fã de carne, uma boa dica são molhos feitos com alimentos frescos. Tomates picados, pimentões, cebolas e abóbora.  Pode-se refogar com azeite, ferver e depois bater no liquidificador. Bastante prático.

Alternativas não faltam para conseguir substituir e excluir de vez os molhos processados (aqueles prontos vendidos no mercado). A dica final é escolher as gorduras boas como o azeite e óleo de coco. Não tenha medo de abusar das especiarias e ervas aromáticas.



Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2014
    Compartilhe: