Atual Nutrição

Bebidas: quando e qual tomar?

Bebidas: quando e qual tomar?






As bebidas podem estar presentes no café da manhã em forma de sucos naturais. Preferencialmente sem açúcar e sem coar, para que favoreça a oferta de fibras. No lanche da manhã ou da tarde, sempre lembrando de evitar o excesso, apenas 200ml é o suficiente. Além disso, a água deve estar presente ao longo de todo o dia, sendo fracionada até alcançar pelo menos 2 litros.

Para aqueles que estão com o peso ideal e não apresentam nenhum tipo de contraindicação, a cervejinha pode estar presente sem comprometer a "forma", desde que seja consumida com cuidado. Se o consumo for diário e em quantidades exageradas certamente acontecerá o ganho de peso, já que o álcool por si só favorece o "inchaço". Além disso, na maioria das vezes, a bebida é acompanhada de petiscos que podem comprometer a boa forma. O ideal seria primeiro fazer uma boa escolha do acompanhamento e não consumir todos os dias. E, quando for consumir, nos finais de semana, por exemplo, se hidratar com água pura e, no dia seguinte, caprichar no consumo de frutas, verduras e legumes variados. Além de intensificar um pouco mais a atividade física para que não aconteça o armazenamento da energia extra consumida.

Para os que desejam desintoxicar o organismo, a água natural é sempre a primeira opção, seguida da água de coco, chás de ervas e sucos naturais sem adição de açúcar e preferencialmente sem coar, pois são bebidas hidratantes e desintoxicantes. Para recuperação de energia rápida, o ideal são aquelas opções com maior oferta de carboidratos, como sucos de frutas cítricas, que além de fornecer energia, são boas fontes de vitamina C, que dão uma reforçada no sistema imunológico e auxiliam no controle da formação de radicais livres. O suco de laranja sem coar, limão, maracujá, abacaxi, acerola, morango e também aqueles mistos como abacaxi, hortelã e gengibre ou laranja com acerola são boas opções. Além de sucos com legumes ou folhosos, como laranja e cenoura ou laranja e beterraba, couve e até mesmo misturas com a salsinha, que é excelente diurético, auxiliando o organismo a trabalhar adequadamente, prevenindo a retenção hídrica.

A união do iogurte natural desnatado com polpas de frutas congeladas ou até mesmo a própria fruta congelada são boas opções para o lanche da tarde, refrescando e também matando aquela vontade de ingerir algum docinho. Além, é claro, de ajudar a turbinar o consumo de cálcio e dar uma força no funcionamento intestinal!



Por Cátia Medeiros


Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2012
    Compartilhe: