Atual Nutrição

Qual a importância da nutricionista durante a gestação?

Qual a importância da nutricionista durante a gestação?



Qual a importância da nutricionista durante a gestação?

Quando pensamos em gravidez as primeiras coisas que vêm à cabeça são: a preocupação em ter uma alimentação saudável para a saúde do bebê e não engordar muito durante os nove meses.

É importante que as futuras mamães saibam que o acompanhamento nutricional é muito importante mesmo antes da concepção, para que a mulher possa iniciar a gestação dentro de um índice de massa corporal normal, diminuindo a possibilidade de engordar mais que o esperado. Além disso, o trabalho do nutricionista prepara a gestante para o consumo de ácido fólico, por exemplo, que auxilia na prevenção da má formação fetal. Monitorar o ganho de peso adequado para o bebê, além de atuar na prevenção de problemas futuros ligados a carências nutricionais, diabetes gestacional e hipertensão materna são outras funções deste profissional.

É interessante que este acompanhamento seja mensal, para que o profissional possa avaliar as necessidades diárias de ingestão de micronutrientes como vitaminas e minerais pela gestante, além do monitoramento do fornecimento de ferro e cálcio para prevenir anemias e futura osteoporose.

Confira abaixo algumas dicas nutricionais interessantes para gestantes:
Dar preferência a alimentos de fácil digestão;Consumir alimentos com baixo teor de sódio, gorduras e açúcares;Procurar alimentos com boa concentração de fibras, vitaminas e minerais como: frutas, verduras e legumes de cores variadas, além das leguminosas como grão de bico, lentilha, feijões, ervilhas, etc;Preferir frutas e verduras frescas, já que o cozimento exagerado diminui o conteúdo de vitamina C.


Por Dra. Cátia Medeiros

www.atualnutricao.com.br





Domingo, 23 de Março de 2014
    Compartilhe: