Atual Nutrição

SOP: aspectos psicológicos e contribuições da psicoterapia

SOP: aspectos psicológicos e contribuições da psicoterapia

  Categoria: Saúde

A síndrome de ovários policísticos (SOP) é uma patologia endocrinológica caracterizada por um distúrbio hormonal com aumento dos hormônios masculinos nas mulheres jovens



SOP: aspectos psicológicos e contribuições da psicoterapia

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma doença caracterizada por alterações hormonais que podem repercutir no organismo causando problemas simples como acne, irregularidade menstrual ou situações mais graves como obesidade e infertilidade.

A SOP acomete mulheres em idade fértil, estima-se que no mundo exista cerca de 100 milhões de mulheres com essa síndrome. No Brasil de acordo com os dados do IBGE  existem cerca de 2,5 milhões de mulheres acometidas por esta comorbidade.

As causas ainda não são bem compreendidas e envolvem uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Dentre as causas mais estudadas destacam-se: desordens endócrinas, causas genéticas e disruptores endócrinos industriais.

A SOP é considerada crônica e pode durar anos ou a vida inteira. A realização do diagnóstico é feita por exame clínico, ultrassom ginecológico e exames laboratoriais.

 A síndrome compromete o funcionamento psicológico causando alterações de humor e estresse psicológico. A SOP também é considerado como uma das causas de infertilidade feminina, portanto, a identidade feminina é afetada e a pessoa fica com a autoestima abalada por acreditar não corresponder aos padrões impostos pela sociedade. E a possibilidade de não procriar gera traumas, sentimentos de frustração, vergonha, desvalia, provoca um intenso sofrimento psìquico e um sentimento de inadequação.

Todas estes sentimentos e transformações levam o indivíduo a um comportamento de evasão, sintomas de ansiedade e depressão pelo esforço contínuo de administrar os desafios constantes da busca pela normalidade de seus corpos e ao mesmo tempo estar dentro do que a família e sociedade esperam.

É importante ressaltar que o desejo de gerar uma vida está ligado a um conjunto de valores e crenças que fazem com que o indivíduo se sinta pertencente ao mundo além de ser umas dar formas de existir.

Como a psicoterapia pode ajudar mulheres com SOP

Para a Psicanalise a ideia da infertilidade abala os referênciais de masculinidade e feminilidade pois a imortalidade do “eu” encontra-se ameaçada. Vivenciar essa dinâmica emocional desgastante gera um esgotamento das defesas, que por sua vez, dificulta a portadora no enfrentamento da situação, por isso, é recomendado ajuda psicológica nesses quadros.

O papel da Psicoterapia  é fundamental para a portadora de SOP, pois irá ajudá-la a compreender os seus sintomas, medos e insegurança e perspectivas em seu contexto biopsicossocial. A abordagem psicoterápica busca desenvolver estratégias psicológicas saudáveis para o enfrentamento da sua condição e realidade, incluindo suporte social, compreensão dos sintomas ansiosos e depressivos que estão presentes, estratégias de enfrentamento cognitivo e emocional que propiciem mudanças no seu estilo de vida.

O suporte psicológico oferece um lugar e uma escuta diferenciada, onde toda a estória do paciente pode ser trazida sem que haja julgamentos ou cobranças, isso propicia ao  indivíduo um fortalecimento e a possibilidade de examinar e descobrir novos caminhos e possibilidades.

Texto escrito por:

Marcilene Rodrigues da Silva
Neuropsicóloga
Psicóloga Clínica 
CRP: 102406
Instagram: @marcilenefcunha

 



Quinta-Feira, 15 de Outubro de 2020
    Compartilhe: