Atual Nutrição

Como evitar as cãibras

Como evitar as cãibras






Sabe aquela fisgada forte no músculo, como se estivesse contorcendo? Pois é, essa é a famosa cãibra. Além dos atletas, as pessoas comuns também podem sofrer com aquela dor inconfundível que, geralmente, aparece na panturrilha, não só durante o dia, mas também durante o sono da noite. Mas por que temos cãibra?

A dor da cãibra pode ser atribuída a diversos fatores, como desidratação, fadiga muscular, mudança drástica de temperatura e nutrição irregular. A alimentação também influencia na contração muscular e aumenta ainda mais a cãibra. E se engana que basta comer banana e pronto. A absorção dos minerais é lenta e não irá resultar em melhora rápida, a melhor atitude a se tomar é manter uma alimentação balanceada.

Uma ótima dica é incluir frutas e verduras no dia a dia. Afinal, eles são ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes importantes para o funcionamento não só dos músculos, mas de todo o organismo. Outro aspecto que vale ressaltar é que as proteínas são importantes para a construção e reparação dos músculos e as gorduras lubrificam o intestino e podem auxiliam na circulação, levando maior número de nutrientes aos músculos. Neste caso, o Ômega-3, presente nos peixes exerce muito bem esta função e ainda possui ação anti-inflamatória no organismo.

As vitaminas também são importantes para evitar as cãibras, principalmente as do complexo B, como cereais integrais, carnes, ovos e leite. Esses alimentos são boa fonte de energia para o corpo e auxiliam na contração muscular. Outras vitaminas, como C e E, são antioxidantes, melhoram a imunidade e ajudam na saúde dos tendões e ligamentos.

Para facilitar em uma dieta livre das cãibras, separamos alguns alimentos que não podem faltar no seu dia a dia, por serem ricos em cálcio, potássio e magnésio:

- Leite e derivados

- Couve e brócolis

- Frutas: banana, mamão, tâmara, ameixa e figo secos

- Castanha do Pará

- Tomate

- Feijão

- Aveia e granola

- Amendoim

- Camarão

- Arroz integral



Além disso tudo, não se esqueça de beber bastante água e se alongar bem antes de qualquer atividade física



Terça-Feira, 8 de Setembro de 2015
    Compartilhe: