Atual Nutrição

Foccacia integral com abóbora, alcaparra e cebola

Foccacia integral com abóbora, alcaparra e cebola



Foccacia integral com abóbora, alcaparra e cebola



Massa:Ingredientes2 xícaras (chá) de farinha de trigo1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral15 g / 1 tablete de fermento fresco para pão1 colher (sopa) de mel1 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva1 colher (chá) de sal Modo de Preparo

Numa tigela, misture 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 1/2 xícara (chá) de água, o fermento, o mel e o azeite. Mexa bem até dissolver o fermento, tampe e deixe repousar por 30 minutos.

Numa tigela grande, misture o restante da farinha de trigo, a farinha integral e o sal. Junte a massa com o fermento e misture bem com as mãos até obter uma massa lisa. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove-a por 10 minutos. Cubra com um pano úmido e deixe crescer por 1 hora.



Para a cobertura:Ingredientes250 g de abóbora sem casca e sem sementes1 cebola média 1 colher (sopa) de alcaparras1 colher (chá) de sal grosso para polvilhar1 colher (sopa) de azeite de oliva para regarModo de Preparo

Preaqueça o forno a 200°C (temperatura alta).

Descasque a abóbora, corte ao meio e retire as sementes. Embrulhe-a em papel-alumínio.

Numa assadeira, disponha a abóbora e leve ao forno por 30 minutos ou até a abóbora ficar macia.

Retire do forno e deixe esfriar. Lave as alcaparras sob água corrente. Numa tábua, corte a abóbora e a cebola em fatias finas. Reserve.



Montagem:

Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte em uma assadeira de 30x25 cm com óleo e polvilhe com farinha. Na assadeira, espalhe a massa com a ponta dos dedos, cobrindo todo o fundo.

Distribua uniformemente os ingredientes da cobertura, polvilhe com o sal grosso e regue com 1 colher (sopa) de azeite. Leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos ou até que as bordas fiquem douradas. Sirva a focaccia quente ou morna.



Benefícios:

As abóboras são ótimas alternativas para os diabéticos, pois possui baixo índice glicêmico. Apesar de ter um sabor doce, ela pode ajudar na recuperação de tecidos pancreáticos, auxiliando na produção de insulina. Mas vale lembrar que não é por isto que vale a regrinha do quanto mais melhor! Sempre em moderação!


Terça-Feira, 25 de Outubro de 2016
    Compartilhe: