A primeira coisa que qualquer paciente pensa quando o assunto é dieta é o quanto vai gastar para se ter uma alimentação saudável. E é justamente essa desculpa que a maioria das pessoas, de um modo geral, utiliza para justificar a não adesão a uma melhor alimentação.
No entanto, a base de uma alimentação saudável está concentrada também em aumentar o consumo de frutas, legumes e hortaliças, que são produtos mais acessíveis financeiramente. O que estas pessoas não se atentam é quais variedades desses alimentos são colhidos em determinado mês, promovendo, assim, uma queda em seus preços.
Por isso, a Atual Nutrição listou alimentos típicos do mês de junho. Dessa maneira, vai ficar muito mais fácil iniciar uma boa alimentação e de quebra, economizar na feira ou sacolão. Confira:
Frutas: abacate, atemóia, banana, carambola, cupuaçu, kiwi, laranja, maçã, maracujá, mexerica, morango e tangerina.
Hortaliças/verduras: cenoura, agrião, brócolis, espinafre, louro, milho verde, rabanete e salsa.
Legumes: abóbora, batata doce, chuchu, ervilha, gengibre, inhame e mandioca.
Dá para perceber que os alimentos com coloração laranja chegam com tudo neste mês. Eles são ricos em alfa caroteno, beta-criptoxantina, hesperidinas e naringenina. Essas substâncias têm efeito anti-inflamatório, antialérgico, antiviral e antioxidante.
Eles também ajudam a neutralizar os efeitos dos radicais livres e ajudam a desintoxicar o organismo. Também atuam na proteção de doenças cardiovasculares e hepáticas.
Esses alimentos vêm acompanhados de grandes quantidades de fibras, por isso ajudam no processo do emagrecimento. São fontes de vitamina A, C, complexo B, zinco e fósforo.