Atual Nutrição

Trocas alimentares para controlar o colesterol

Trocas alimentares para controlar o colesterol

  Categoria: + Notícias


Trocas alimentares para controlar o colesterol

Para manter adequados os níveis de colesterol e reduzir o risco de problemas cardíacos ou de outras enfermidades circulatórias, há duas medidas universais: controle do peso corpóreo com uma alimentação equilibrada e prática de atividade física.

Algumas mudanças nos hábitos alimentares diários podem auxiliar neste cuidado:

1. Pão comum por pão integral

Uma boa opção e trocar a farinha branca por integral, mas lembrando que isto não implica em dizer consumo a vontade! A moderação se faz necessária!

Mas o aumento de fibras na rotina diária, vai auxiliar inclusive na diminuição de absorção de gorduras, saciedade e dar aquela forcinha no bom funcionamento do intestino, desde que seja acompanhada de uma hidratação adequada.

2. Óleo de soja por azeite de oliva

O ganho dessa troca vem da combinação entre gorduras benéficas e antioxidantes presentes no azeite de oliva. Uma de suas vantagens é fornecer doses generosas de ácidos graxos monoinsaturados. E a presença do ômega 3 neste tipo de óleo pode auxiliar no aumento e/ou manutenção de bons níveis de HDL, que é um protetor cardíaco. 

3. Cereais matinais por aveia

A aveia tem fama de ser um dos cereais mais nutritivos. Por isso, merece um espaço logo no café da manhã - seja na forma de flocos ou farelo. A aveia é rica em betaglucanas, fibras fermentadas no intestino e capazes de auxiliar a regular a síntese de colesterol. Elas ainda ajudam a aumentar o HDL, protetor cardíaco.

Com as substituições, seu organismo ganha mais saúde e disposição.



Quinta-Feira, 3 de Outubro de 2019
    Compartilhe: