Atual Nutrição

Transtornos Alimentares

Transtornos Alimentares

  Categoria: Saúde

Saiba mais sobre estes males



Transtornos Alimentares

Infelizmente, pouco se fala destes males que atingem boa parte da população. Mas, aqui no blog da Atual Nutrição, explicaremos um pouquinho de alguns e recomendamos que você procure a ajuda de um especialista para saber se passa por estas doenças, certo?

BULIMIA - a idealização do corpo perfeito é, sem dúvida, o principal motivo para que as pessoas, em sua maioria mulheres, desenvolvam a bulimia, um transtorno que se caracteriza primeiro por episódios de ingestão de alimentos de forma incontrolável, chamados de acessos de hiperfagia. O que pouca gente sabe é que a bulimia não está associada apenas ao ato de vomitar ou usar laxantes. Existem dois tipos da doença: o tipo purgativo, que é justamente quando a pessoa induz o vômito ou usa medicamentos para expelir a comida e o não purgativo, quando a pessoa recorre ao excesso de exercícios físicos ou jejuns. Entre algumas complicações, está a rouquidão devido ao refluxo gástrico, inflamação do esôfago, cáries e desgaste dos dentes. Isto ocorre, principalmente, por causa do ácido presente no estômago que sai junto ao vômito.

ANOREXIA - a anorexia, um transtorno grave, é caracterizada pela obsessão com o próprio peso e a imposição de severas restrições alimentares a si mesmo. Segundo a ANAD, organização norte-americana sem fins lucrativos dedicada ao combate dos distúrbios alimentares, a doença afeta 2,5 vezes mais mulheres. Uma em cada cinco vítimas de anorexia, infelizmente, comete suicídio.

COMPULSÃO ALIMENTAR - você sabia que a compulsão alimentar transforma seu organismo em uma bomba? Este transtorno faz com que a pessoa coma todos os tipos de alimentos sem parar, mesmo quando, em situação normal, já estariam saciados.

Os comedores compulsivos ingerem, aproximadamente, 5 mil calorias por refeição. Aí entra a comparação com uma bomba: já que os doentes não se preocupam com o tipo de alimento ingerido e causam grandes males à saúde (são bombas calóricas que afetam todo o organismo, causando elevação de: pressão arterial, triglicérides, diabetes, entre outros). Alguns sintomas simples que são sentidos logo quando a pessoa começa a apresentar o distúrbio: se alimentar muito rápido, comer mesmo sem fome ou depois de sentir-se satisfeito, alimentar-se escondido, acordar à noite para comer, ter sentimento de tristeza ou culpa depois de comer muito.

ORTOREXIA - palavra difícil que representa um mal um tanto comum nos dias atuais. É quando o hábito da alimentação saudável se torna algo obsessivo. A pessoa vive em busca de regras alimentares bem rígidas e termina excluindo de seu cardápio todos os alimentos que considera nocivos. Os problemas mais graves deste distúrbio são: a pessoa se tornar antissocial por suas regras (já que a família e os amigos querem sair para se divertir e não para ‘brigar’ pelo que comem) e, especialmente, o indivíduo pode deixar de ingerir nutrientes essenciais para o organismo contidos em certos alimentos por considerá-los tóxicos e terminar desenvolvendo carências nutricionais.

Se você conhece alguém que está em algum destes processos, indique um nutricionista para ajudá-lo a passar por esta fase difícil, mas que tem solução se levado a sério e tratado de forma correta! Muitos dos tratamentos, ainda necessitam do auxílio de um psicólogo e outros profissionais especializados.

Marque já uma consulta na Atual Nutrição!



Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2020
    Compartilhe: