Atual Nutrição

Por que seu intestino é a chave para sua saúde

Por que seu intestino é a chave para sua saúde

  Categoria: Saúde

Você tem sintomas como fadiga e exaustão? Você sofre de depressão, ansiedade, mau humor? Então este texto é para você!



Por que seu intestino é a chave para sua saúde

Você tem sintomas como fadiga e exaustão? Você sofre de depressão, ansiedade, mau humor? Então este texto é para você!

Ter um intestino saudável é uma das chaves para se sentir feliz e saudável. Afinal, o intestino está envolvido em muitas funções no corpo e algumas das mais importantes são:

  •  Digestão e absorção de nutrientes?;
  •  Produção de hormônio, conversão de vitamina;
  •  Sistema imunológico (70% das células imunológicas estão localizadas no intestino);
  •  Saúde do cérebro (60% dos produtos químicos para se sentir bem são produzidos no intestino, em particular o neurotransmissor serotonina);
  •  Produção de hormônios e excreção de substâncias como colesterol e hormônios.

O intestino abriga bactérias saudáveis que e é conhecido como microbioma. Após o nascimento, o microbioma intestinal desempenha um papel na saúde e, conforme você cresce, as bactérias intestinais começam a se diversificar.

Pesquisas científicas demonstraram que essas bactérias influenciam nossa saúde tanto física quanto mentalmente. Existem milhares de espécies diferentes de bactérias, mas algumas das principais são Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus rhamnosus e Bifidobacterium bifidum.

Se houver um desequilíbrio no intestino, isso pode afetar o sistema imunológico e a saúde física e mental, porque é no intestino que vive grande parte do sistema imunológico e onde a inflamação costuma começar. Além de poder desencadear carências nutricionais, pois a absorção e micronutrientes fica prejudicada. Por isso, o intestino é a chave para a saúde e a prevenção de muitas doenças crônicas.

O intestino pode ser chamado de segundo cérebro porque afeta o humor e a saúde mental. A via de sinalização entre o intestino e o cérebro ocorre através do nervo vago e pode ser chamada de 'Eixo Cerebral do Intestino'. Dessa forma, pessoas com depressão e ansiedade tendem a ter um desequilíbrio de bactérias benéficas no intestino.

Como manter o intestino saudável

Existem muitos fatores que podem afetar a diversidade e o crescimento das bactérias intestinais, mas uma boa dieta desempenha um papel vital nisso. Por isso, seguem algumas dicas para manter o intestino saudável:

  •  Comer uma dieta alimentar completa , incluindo uma ampla variedade de frutas e vegetais;
  •  Alimentos fermentados como iogurte, chucrute e kefir;
  •  Gerenciar o estresse, fazer exercícios e dormir bem podem apoiar o microbioma do seu corpo;
  •  Reduzindo o uso de antibióticos, tomando apenas quando clinicamente necessário, porque os antibióticos matam tanto as bactérias ruins quanto as boas.

Cuide bem do seu intestino! Lembre-se de que sua saúde é o seu maior patrimônio.

 



Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
    Compartilhe: