Atual Nutrição

Arco-íris alimentar: cor no prato é sinônimo de saúde

Arco-íris alimentar: cor no prato é sinônimo de saúde



Arco-íris alimentar: cor no prato é sinônimo de saúde

A alimentação saudável começa muito antes de mastigarmos, ela está associada também à composição de nosso prato, que deve ser o mais colorido possível. A diversificação de cores permite o consumo de uma maior variedade de vitaminas, assim como de algumas substâncias funcionais com ações variadas para nossa saúde. Para facilitar a composição do prato, os alimentos são divididos em grupos de cores, como vocês podem conferir abaixo:



Alimentos do grupo vermelho:tomate, pimentão vermelho, melancia, goiaba, acerola, caqui, morangos, cereja, framboesa, etc.

Eles são fontes de carotenóides, que são precursores da vitamina A. A cor vem do licopeno geralmente associado à vitamina C. Este nutriente tem um ótimo poder antioxidante, é bom para o coração e para a memória, além de controlar a ação dos radicais livres, que favorecem o envelhecimento. Além disso, o licopeno tem papel importante na prevenção de câncer de próstata para os homens. Uma ótima dica é que esta substância é melhor absorvida pelo organismo quando o alimento é aquecido, por exemplo, em um molho de tomate fresco.



Alimentos do grupo verde: alface, agrião, almeirão, rúcula, espinafre, couve, escarola, chuchu, pimentão verde, brócolis, vagem, ervilhas, pepino, limão, kiwi, etc.

Este grupo possui clorofila, que também tem boa ação antioxidante. Além dela, nas folhas verdes encontra-se cálcio, por isso são boas opções quando é preciso aumentar a ingestão deste mineral. Estes alimentos também possuem ferro e fósforo, que auxiliam o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam fadiga mental, além de ajudar na produção de glóbulos vermelhos do sangue. É um dos grupos de mais fácil preparo, pois pode fazer parte do dia-a-dia na saladinha básica da refeição, incrementando o consumo de fibras inclusive.



Alimentos do grupo branco: banana, batata, couve-flor, cebola, feijão branco, mandioca, pêra, palmito, maça, etc.

Este grupo contém a substância flavina que dá a cor aos alimentos, são mais ricos em carboidratos quando comparados aos verdes, por exemplo, e em minerais e vitaminas como B6, cálcio, fósforo. Ajudam na renovação celular, protegem a parte imunológica, além de ajudar na formação de dentes e elasticidade dos músculos.  Eles auxiliam o bom funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.





Alimentos do grupo amarelo: laranja, mamão, cenoura, manga, pêssego, abóbora, damasco, pimentão amarelo, milho, melão, etc.

Assim como o grupo dos alimentos vermelhos, este grupo é fonte dos carotenóides, como o betacaroteno, ligado a manutenção de tecidos e da visão. Ele é também chamado de provitamina A e favorece o metabolismo de gorduras, sendo uma boa opção de sobremesa, por exemplo. Possuem também vitamina C e vitamina B3 que ajudam o sistema imunológico e o sistema nervoso.





Alimentos do grupo roxo, azul e preto: ameixas, feijão preto, repolho roxo, uvas escuras, jabuticaba, alcachofra, figo, beterraba, etc.

Este grupo de alimentos contém as antocianinas, pigmento ligado à vitamina B1, importante no metabolismo da glicose. Possuem excelente ação antioxidante e são ricos em potássio e vitamina C. Mantém a saúde de pele, nervos, rins e parelho digestivo e também são importantes na prevenção de doenças cardíacas.





Além de tornar a refeição mais atrativa, as cores podem ajudar na manutenção de nossa saúde. Por isso, se a intenção for melhorar a alimentação uma boa dica é seguir a receita abaixo e ir trocando os alimentos citados por outros do mesmo grupo, sempre mantendo o colorido!

No café da manhã, pode optar por um mamão papaia e tomar um suco de melancia como lanche. No almoço, salada com folhosos verde escuro e ameixas e uvas como café da tarde. No jantar, purê de batatas e tomates. De maneira simples é possível consumir, em um único dia, alimentos de todos os grupos de cores.

Por Dra. Cátia Medeiros



Quinta-Feira, 9 de Janeiro de 2014
    Compartilhe: