Friozinho..tempo de aconchego, de recolhimento, de caldos, sopas, fondues, vinhos, chocolate quente, comidinhas e chás quentes, não é mesmo?
Para tudo isso não se tornar uma "tragédia hipercalórica" com visíveis "resultados engordativos", abaixo seguem algumas dicas para auxiliar nas escolhas alimentares, sem peso na consciência e na balança!
1. Frio = Fome!
Em função das temperaturas mais baixas, nosso organismo gasta mais energia para se manter aquecido. Esse aumento no metabolismo faz com que nossa fome aumente. A dica é: mantenha-se agasalhado, para evitar a hipotermia (queda da temperatura corporal), e não abuse de refeições gordurosas. Já que a maioria das pessoas não se sente atraída pela salada crua por ser uma comida fria. A saída, então, é utilizar os legumes e as folhas cozidas nos preparos das sopas e, no final, a preparação ficará mais nutritiva e com baixo valor calórico.
2. Turbinando sua sopa ou massa
Acrescente legumes batidos ao invés de creme de leite no preparo das massas, enriqueca com proteínas das carnes magras, frango sem pele, peixe, soja ou feijões. Coloque fibras solúveis, como: farelo de trigo ou aveia que ajudam a regular a função intestinal. Eles mantêm o colesterol em níveis normais e promovem a sensação de saciedade. Se apreciar o pão para acompanhar, prefira as versões light ou o pão sueco, que possui pouca gordura.
3. Os maravilhosos fondues podem ser consumidos sem culpa, basta torná-los mais magros e saudáveis!
A opção é o fondue de queijo com leite desnatado e queijos magros (ricota, cottage), servido com vegetais, como: cenoura baby, pepino, couve-flor, brócolis, chuchu, cogumelos, tomate cereja e salsão. Para acompanhar, use moderadamente pães integrais . Já para o fondue de chocolate, prepare a base com cacau em pó, leite desnatado, creme de leite desnatado em pequena quantidade. Para acompanhar, as frutas cítricas são a melhor opção, pois são excelentes fontes de vitaminas e minerais antioxidantes que irão fortalecer o sistema omunológico.
4. Coloque no prato vegetais e frutas da estação
A dica é válida para qualquer refeição, almoço ou jantar.
5. Chocolate quente com poderes antioxidantes
Prefira o chocolate amargo, que além de ter baixo teor de gordura, é rico em polifenóis que atuam como antioxidantes. Use leite desnatado no preparo.
6. Hidratação, sempre!
Além da água, tome chás! Ricos em catequinas, poderosos antioxidantes, os chás são aliados da beleza e da saúde de homens e mulheres. Hidratam, aquecem e ainda ajudam a diminuir os efeitos nocivos dos radicais livres.
7. Brinde com vinho tinto
Troque as bebidas destiladas típicas do inverno (whisky, conhaque) pelo vinho tinto que é rico em resveratrol, um protetor das artérias. Seja moderado e fique em 2 taças, no máximo. Em excesso, o vinho deixa de ser benéfico e pode causar danos ao coração, fígado e cérebro.
Caso tenha alguma contra-indicação para o consumo de bebida alcoólica, a opção é o suco de uva integral sem a adição de açúcar.
8. Light, mas sem exageros
Os produtos light, apesar de serem menos calóricos, se consumidos em excesso também podem fazer você ganhar peso. Então, não se deixe enganar e seja moderado!
9. Metabolismo ativado
Fracione sua alimentação e coma, pelo menos, de 5 a 6 vezes ao dia, em horários pré-determinados e não pule refeições. Esse procedimento evita aquela sensação de fome exagerada, mantém estáveis os níveis de açúcar no sangue e ajuda você a ativar o metabolismo para a queima de calorias.
10. Caminhadas diárias faz bem
Lembre-se de que o frio não deve ser uma desculpa para comer mais. Na verdade, deve ser o momento de se preparar para o próximo verão. Por isso, além de investir em uma alimentação equilibrada e saudável, recorra também às caminhadas diárias e monitore seu consumo de água.
Por
Cátia Medeiros