Atual Nutrição

Quando devo procurar um nutricionista?

Quando devo procurar um nutricionista?



Quando devo procurar um nutricionista?

Muitas pessoas só procuram um nutricionista quando desejam emagrecer, mais se enganam aqueles que pensam que acompanhamento nutricional só é indicado  neste momento.

Com uma dieta adequada às necessidades de cada um, o nutricionista consegue fazer com que o indivíduo tenha uma melhor disposição para realizar suas atividades diárias, até aquelas que exigem maior concentração; garante um bom funcionamento intestinal; boas noites de sono e previne carências nutricionais, além de evitar também o envelhecimento precoce.

É importante lembrar que o papel do nutricionista vai além das funções mais conhecidas como ganho, manutenção e, a tão perseguida, perda de peso. O profissional atua também na prevenção de doenças crônicas degenerativas, como câncer e Alzheimer; manutenção do estado de saúde; também faz o acompanhamento antes e depois de cirurgias bariátricas. Outros momentos importantes nos quais o nutricionista é fundamental são a Gestação e Lactação, por exemplo. O trabalho também pode se estender a dietas para aqueles que têm intolerância ou alergias alimentares; doença Celíaca; para quem tem hipertensão, problemas renais, hipercolesterolemia, dentre outras.

Veja abaixo momentos nos quais o nutricionista pode dar uma ajuda preciosa:

1-      Gestação:

Neste período, com ajuda de um planejamento anterior a concepção, é interessante procurar um nutricionista para que a mulher possa iniciar a gestação dentro de um índice de massa corporal normal. Outra função importante é o monitoramento do ganho de peso adequado tanto para gestante quanto para o bebê e a prevenção de problemas futuros ligados a carências nutricionais. Com uma dieta saudável durante a gestação podemos prevenir diabetes gestacional, hipertesão materna, prevenção de anemia e futura osteoporose.

2-      Idoso:

O acompanhamento nutricional ajuda a retardar a perda de massa muscular, garante maior palatabilidade dos alimentos, melhora a qualidade do sono, auxilia no tratamento e prevenção de perdas de massa óssea.

3-      Mulheres:

Para elas, o nutricionista auxilia a controlar o estado de "ansiedade", controlando os famosos "inchaços" que acontecem no período pré-menstrual, além de auxiliar em quadros de depressões e insônias, atuando também na prevenção da osteoporose e da obesidade.

4-      Homens:

Para eles, o nutricionista auxilia no controle de ácido úrico sanguíneo, colesterol, ajuda na prevenção de câncer de próstata, osteoporose e obesidade. No caso de atletas e esportivas, acompanhamento nutricional consegue melhorar o desempenho, além de ajustar a composição corporal (massa de gordura, massa magra e hidratação).

Vale lembrar que o segredo para uma vida saudável é consumir tudo de forma moderada, fazendo escolhas mais interessantes do ponto de vista nutricional, o que se torna mais facil com o acompanhamento de um profissional qualificado.



Por Cátia Medeiros



Domingo, 6 de Abril de 2014
    Compartilhe: