Atual Nutrição

Semente de chia ajuda a emagrecer e tem muitos benefícios para a saúde

Semente de chia ajuda a emagrecer e tem muitos benefícios para a saúde



Semente de chia ajuda a emagrecer e tem muitos benefícios para a saúde

São várias as lendas sobre alimentos naturais que ajudam no processo de emagrecimento e também na prevenção de certas doenças. Com a grande quantidade de informação hoje em dia, pode ficar difícil saber quais recursos naturais realmente funcionam, quais são suas propriedades, funções e ação no nosso corpo.

Uma das alternativas naturais mais conhecidas atualmente é a semente de chia. Originária do México e Colômbia, esse produto com nome científico Sálvia Hispânica, é uma ótima fonte de proteína, vitaminas, fibras dietéticas, minerais e também ácidos graxos. Foi justamente devido a essa grande quantia de propriedades benéficas que a chia entrou na dieta de quem se preocupa com a boa forma e a saúde.

Confira abaixo os benefícios dessa semente:

1. Ajuda no processo de emagrecimentoEm contato com a água do corpo, a chia preenche o estômago causando assim a sensação de saciedade. Além disso, a semente hidrata o corpo e, suas fibras, retêm uma parte da gordura ingerida, eliminando-as posteriormente através das fezes.

2. Controla a diabetesComo dito mais acima, a chia possui uma grande quantidade de fibras. Elas tornam a absorção dos açúcares pelo intestino mais devagar e esse processo ajuda a manter controlada a quantidade de açúcar no sangue e deixa o organismo mais resistente à insulina.
3. Tem ação antioxidanteÉ justamente através do combate dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce), que a chia tem o poder de prevenir o aparecimento da idade antes da hora.

4. Evita o aparecimento de doenças cardiovascularesA semente é considerada a maior fonte vegetal de ômega 3. Ela contém uma grande quantidade de nutrientes que ajudam a manter o coração saudável diminuindo consideravelmente a gordura visceral.

5. É ideal para os vegetarianos

Por não ingerirem carne os vegetarianos correm o risco de aderir a uma dieta fraca em proteínas. Nesse caso a semente de chia é muito indicada para quem não come este tipo de alimento. Isso porque é uma excelente fonte de proteína e contém aminoácidos importantes para a saúde.

Agora que você já sabe os principais benefícios dessa semente, talvez se questione como deverá incluí-la na alimentação diária. No formato em grãos você pode adicioná-la em diferentes pratos. Saladas e sopas são uma boa opção. Além disso, incluir em bebidas como sucos, iogurtes, leite, chás e até mesmo vitaminas de frutas vão muito bem!

Hoje a semente de chia está disponível não só em grãos, mas também em farinha e óleo. Assim seu consumo fica muito mais variado e prático! Aproveite!


Segunda-Feira, 5 de Maio de 2014
    Compartilhe: