
As frutas vermelhas são grandes aliadas da saúde. Além de serem deliciosas e pouco calóricas elas possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e são excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras. São elas: morangos, amora, framboesa, mirtilo, entre outras.
Por conter flavonoides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres, essas frutinhas bonitas ajudam na prevenção do envelhecimento precoce e do desenvolvimento de tumores.
A amora e a framboesa, por exemplo, possuem ácido elágico, uma substância que inibe o aparecimento de tumores cancerígenos.
As frutas vermelhas também possuem ótimos níveis de carboidratos, o que dá aquele saborzinho mais doce. A vitamina C é a que representa a fruta, presente principalmente no morango.
Além disso, essas frutas são indicadas para melhorar a saúde da visão. Por possuírem luteína, um nutriente da classe dos carotenoides, o mirtilo e a framboesa ajudam a manter a boa visão.
Novamente os flavonoides são a substância de destaque presentes nesse grupo. Por agirem no processo de contração dos músculos, elas diminuem a contração arterial que o stress ou ansiedade provoca. Ou seja, além de saborosas, relaxam.
Outro benefício dessas frutas é o controle da hipertensão. A antocianina, presente nessas frutas, ajuda na redução dos riscos de desenvolver a doença em 10%.
Por fim, quem tem problemas intestinais pode começar a adotar as frutas vermelhas na dieta. A pectina, um tipo de fibra presente, regula o peristaltismo intestinal e ajudam os músculos digestivos a trabalharem melhor.