Atual Nutrição

A influência do horário de verão no metabolismo

A influência do horário de verão no metabolismo




O horário de verão chegou!  Muitos adoram e outros. Bom, nem tanto. Mas, talvez, a opinião que mais importe seja a do nosso organismo: afinal, a mudança de horário influencia nosso corpo? A resposta é sim!

Uma pesquisa publicada no England Journal of Medicine apontou que na primeira semana do horário de verão existe uma maior chance de sofrer infarto (problema no coração). Isso acontece devido a maior privação do sono, o que também aumenta a atividade do sistema nervoso e gera alterações no metabolismo.

Os ritmos do nosso organismo estão sincronizados com o sono e a temperatura do ambiente, o chamado relógio biológico. A mudança de horário pode gerar a chamada desordem temporal interna, causando sintomas como sono em excesso, ou dificuldades para dormir, alterações de humor e também de hábitos alimentares, e que podem durar desde poucos dias até semanas.

Quem costuma acordar assim que o sol está nascendo, provavelmente vai levantar com o dia ainda escuro e isso afeta a secreção de melatonina, um hormônio que é acionado pela falta de luz e altera o metabolismo. Assim, com a alteração de horário, podemos, de fato, ficar mais sonolentos. Então não estranhe se estiver demorando para "pegar no embalo" nos primeiros dias de horário de verão.

A dica para passar pela mudança de horário é tentar dormir mais cedo pelo menos na primeira semana. Assim, irá aproveitar os dias quentes e bonitos de verão com mais disposição.


Segunda-Feira, 20 de Outubro de 2014
    Compartilhe: