Atual Nutrição

Dia do macarrão: a diferença dos molhos

Dia do macarrão: a diferença dos molhos



Dia do macarrão: a diferença dos molhos

No próximo sábado é dia do macarrão! Essa massa deliciosa que agrada o paladar de pessoas ao redor do mundo todo. Não se sabe exatamente de onde o prato surgiu. Alguns dizem ter sido na China, outros na Palestina e até mesmo na Grécia. O mais certo e comprovado é que foi apenas na Itália que o macarrão se tornou como o conhecemos hoje.

Uma das qualidades desse prato é sua versatilidade. O macarrão pode ser preparado de diversas maneiras e com diferentes molhos. Assim como qualquer massa, o prato possui uma grande quantidade de carboidratos e, por isso, seu consumo deve ser moderado.

Mas o problema não está só na massa. Na maioria das vezes os culpados pelo excesso de calorias são os molhos e os acompanhamentos como carnes vermelhas. Para desfrutar dessa delícia sem culpa, confira alternativas para deixar seus molhos mais 'leves':

Ao sugo: esse molho é mais saudável se for preparado com tomates frescos e sem casca. Uma opção ótima é incluir ervas, pois contém antioxidantes, vitaminas e minerais.

Branco: a versão tradicional desse molho leva manteiga e ainda outros ingredientes como creme de leite e queijo. A dica é preparar uma versão light dele trocando o creme de leite por iogurte e leite desnatado.

Parisiense: por conter ervilhas e cogumelos, esse molho possui proteínas, fibras, vitaminas e minerais.  No entanto, ele deve ser consumido com moderação, pois contém presunto.

Bolonhesa: talvez o mais tradicional e querido dos molhos. Para se tornar mais saudável a dica é utilizar carnes magras.

Viu só como com pequenos ajustes e sem exageros podemos aproveitar de tudo? Bom apetite!


Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2014
    Compartilhe: