Atual Nutrição

Amamentação: mitos e verdades sobre a alimentação

Amamentação: mitos e verdades sobre a alimentação

  Categoria: Saúde

A amamentação é um período muito importante para o bebê, é durante ela que o recém-nascido consegue obter todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento



Amamentação: mitos e verdades sobre a alimentação

Nasce um bebê e, com ele, uma mãe cheia de dúvidas e até inseguranças. Entre essas dúvidas, está a alimentação, que recebeu uma atenção toda especial durante a gestação para o desenvolvimento do bebê, e que agora serve de nutrição para o leite materno.

Considerado o alimento ideal e natural para os bebês, o leite materno é responsável por atender as necessidades nutricionais do recém-nascido e contribuir com a formação e o crescimento adequados, fundamentais para o bom desenvolvimento infantil.

Como tudo que é consumido pela mamãe será utilizado na produção do leite, muitas mulheres ficam em dúvida sobre o que podem ou não comer e então surgem as inseguranças, já que ouvem uma enxurada de palpites sobre alimentos que podem fazer mal para o bebê. Mas afinal, o que é mito ou verdade na alimentação das lactantes?

Consuma sem moderação

Priorize alimentos integrais, frutas, verduras, alimentos cozidos e assados. Além da alimentação adequada e variada, é importante aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água, para aumentar a produção de leite.

Também é importante consumir a quantidade recomendada de carboidratos, proteínas e gorduras.

Longe do prato (e do copo)

O que é importante que as mamães saibam é que o consumo de refrigerantes, doces e açúcar, café, pimenta e bebidas alcóolicas devem ser evitados para garantir um leite de qualidade e evitar a irritabilidade do bebê.

Apesar dos motivos da cólica serem bem variados, podendo ser desencadeada por um aleitamento incorreto, com consumo apenas do leite do início que provoca maior fermentação no intestino, formando gases, uma pega incorreta com sucção de ar, junto ao intestino imaturo com movimentos descoordenados da musculatura, que causa maior desconforto, ainda assim alguns alimentos ganharam uma fama negativa entre as mães. São eles: lácteos, feijão, cebola, amendoim, ovo e vegetais crucíferos (como repolho, couve-flor e brócolis). No entanto, não há qualquer embasamento científico para tal fama. Portanto não há indicação para sua retirada da dieta da lactante.

Embora tenham que ter uma atenção toda especial para a alimentação, não é recomendável que as mamães lactantes façam qualquer dieta restritiva nesse período, pois ela pode comprometer a produção de leite, e ainda prejudicar a nutrição do bebê.

O ideal é balancear os alimentos e priorizar por aqueles “mais saudáveis”!



Sexta-Feira, 5 de Abril de 2019
    Compartilhe: