Atual Nutrição

Hipertensão e alimentação: saiba como tornar sua dieta uma aliada do tratamento

Hipertensão e alimentação: saiba como tornar sua dieta uma aliada do tratamento

  Categoria: Saúde

Hipertensão arterial é uma doença crônica em que a pressão sanguínea nas artérias se encontra constantemente elevada. A doença geralmente não causa sintomas, mas pode ser tratada com uma alimentação saudável.



Hipertensão e alimentação: saiba como tornar sua dieta uma aliada do tratamento

O controle da hipertensão depende de muitos fatores, além do uso correto de medicamentos, quando recomendado. A alimentação é um destes fatores, podendo auxiliar inclusive na redução da pressão. 

Por isso, a Atual Nutrição separou algumas dicas alimentares para ajudar os hipertensos a terem uma vida mais saudável. Confira:

Controle o sal

O sódio em excesso pode ser um grande inimigo da hipertensão. Ele pode provocar a retenção de água, aumentando o volume sanguíneo e assim a pressão arterial. É um ingrediente que deve ser utilizado com moderação na cozinha ou limitado a apenas 5g por dia, o que equivaleria a 2g de sódio. Então, uma boa dica é retirar o saleiro da mesa!

Abuse das ervas e de outros temperos

Se o sal precisa ser moderado, para garantir que a comida não fique sem gosto, o hipertenso deve inovar e temperar os alimentos com outras alternativas: alho, cebola, salsa, coentro, cheiro-verde, louro, manjericão, hortelã, pimenta, limão, alecrim, noz-moscada, páprica, açafrão, gengibre, etc. 

Fuja dos alimentos industrializados

Muitos alimentos têm sódio em grande quantidade escondidos em sua composição. Lembra que a recomendação é de apenas 2g de sódio por dia para hipertensos graves? Para se ter uma ideia, apenas um pacote de macarrão instantâneo já ultrapassa esse valor. Comece a conferir a tabela nutricional dos produtos e prefira os alimentos que possuam menos de 150mg de sódio. Isso significa eliminar enlatados e conservas, embutidos, frios, biscoitos salgados, molhos prontos, sopas em pó e sucos de caixinha e saquinho etc.

Confira a composição dos adoçantes

Muita gente nem imagina, mas alguns adoçantes possuem ciclamato e sacarina de sódio em sua composição. Isso significa que contribuirão para a hipertensão e, portanto, devem ser evitados por quem tem pressão alta.

Aumente o consumo de cálcio, magnésio e potássio

Se o sódio é o inimigo dos hipertensos, o cálcio, o magnésio e o potássio são os grandes aliados. Esses minerais, presentes em diversos alimentos como o leite e a banana, protegem o organismo, inibindo a ação do sódio e reduzindo a pressão arterial.
Procure uma nutricionista e alie a alimentação saudável ao tratamento médico. 



Sexta-Feira, 13 de Setembro de 2019
    Compartilhe: