Atual Nutrição

Receitas saudáveis que diabéticos podem apreciar sem culpa

Receitas saudáveis que diabéticos podem apreciar sem culpa

  Categoria: Salgados

O diabetes é uma doença que mexe com o metabolismo e pode ser...



Receitas saudáveis que diabéticos podem apreciar sem culpa

O diabetes é uma doença que mexe com o metabolismo e pode ser adquirida de diversas formas, como pela falta de insulina e/ou pela incapacidade de a insulina produzir o efeito que ela deve fazer. A insulina é um hormônio produzido e secretado pelo pâncreas e é o grande responsável por manter o metabolismo da glicose em dia. Devido à falta ou ao não funcionamento direito da insulina é que se caracteriza a diabetes. A principal característica do diabetes é o acúmulo e consequentemente as altas taxas de açúcar no sangue.

Por isso, quem sofre da doença precisa prestar bastante atenção nas escolhas alimentares diárias para que não aumente as taxas de açúcar sanguíneo e descompense a doença o que pode causar sérios problemas de saúde.

Para ajudar no controle da doença, a Atual Nutrição separou algumas receitas, veja a seguir:

 

Sanduíche Integral de Aveia e Iogurte

Ingredientes

Fatias de Pão Integral

Folhas de alface cortada em tiras

Tomate picado

Cenoura ralada

Frango desfiado ou atum em lascas

1 potinho de iogurte desnatado

Aveia em flocos finos

 

Modo de Preparo

Em uma vasilha você deve misturar o tomate, a cenoura, o atum ou o frango, o iogurte e a aveia, reserve e prepare os pães para receber o recheio. Distribua a alface sobre as fatias de pão, coloque o creme cubra com outra fatia de pão e sirva.

 

Torta de Carne Seca e Mandioquinha

Ingredientes

½ quilo de carne seca

1 quilo de mandioquinha amarela

150 ml de leite desnatado

Sal a gosto

3 colheres (de sopa) de salsinha picada

2 colheres (de sopa) de azeite

1 cebola grande cortada em rodelas

½ xícara (de chá) de água

Margarina p/ untar

10 gramas de queijo fresco em fatias

2 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Coloque a carne seca de molho por aproximadamente 12 horas, lembre-se de deixar dentro da geladeira e de trocar a água de vez em quando para poder dessalgar a carne. Depois disso, corte em pedacinhos e cozinhe por 50 minutos em uma panela de pressão. Retire do fogo, escorra. Lembre-se de cozinhar a mandioquinha. Caso queira, pode descascar antes de cozinhar, depois de ficar mole, retire do fogo, escorra e leve ao liquidificador, ainda quente, junto com o sal, o leite e a salsinha.

Aqueça o azeite em uma frigideira e refogue a cebola, reserve, e na mesma frigideira refogue a carne, não se esqueça de colocar um pouco de água, para que a carne não fique ressecada, junte a cebola e tempere do jeito que gosta. Retire do fogo.

Em um refratário, espalhe azeite untando-a. Despeje metade do creme de mandioquinha, coloque a carne e o queijo, termine colocando o resto do creme de mandioquinha. Salpique queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido até que doure.

 



Quinta-Feira, 24 de Outubro de 2019
    Compartilhe: