Atual Nutrição

MARÇO - Especial Mulheres

MARÇO - Especial Mulheres

  Categoria: Saúde

Mulheres, guerreiras que enfrentam batalhas com o coração!



MARÇO - Especial Mulheres

Neste mês de março, gostaríamos de prestar uma homenagem a todas as mulheres. E, assim, trazemos aqui no blog da Atual Nutrição, alguns temas sobre o universo feminino (e que devem ser lidos pelos homens que desejam nos entender melhor!).

Vamos lá!

 

Mulher moderna que trabalha

A mulher moderna que trabalha, administra seu lar e tem um estilo de vida muito dinâmico, tem poucos momentos para atividades mais tranquilas, para pensar em si mesma. Em função disso, sofre com estresse, sedentarismo e alimentação inadequada.

O estresse gerado por conta do cotidiano, aliado à falta de atividade física adequada e regular, faz com que a mulher seja exposta a ansiedade, depressão e maior risco de doenças cardiovasculares, causando ainda uma sensação de cansaço extremo.

A alimentação desequilibrada é sério agravante, já que, devido ao aumento nas atividades mentais, as mulheres necessitam ainda mais de consumo diário adequado de vitaminas e sais minerais (sem esquecer do cálcio, em função do risco de osteoporose ser maior devido às questões hormonais).

Por isso, neste mês especial da Mulher, que tal pensar um pouquinho mais em você e começar a se cuidar com mais dedicação? Quando a alimentação está balanceada e a atividade física é constante, há um equilíbrio no organismo que proporciona mais tranquilidade, menos estresse e mais disposição.

 

Necessidades nutricionais do organismo da mulher

Você sabia que o organismo das mulheres possui necessidades especiais em cada fase de sua vida? Desde cedo, os cuidados e a reposição nutricional torna-se fundamental para o bem-estar feminino.

A nutricionista da Atual Nutrição, dra. Catia Medeiros, explica melhor:

Adolescência (12 a 18 anos) - fase de grandes modificações físicas, fisiológicas e psicológicas. Requer mais energia e nutrientes. Período de ‘perdas menstruais importantes’ e definição dos hábitos alimentares. Deficiências nutricionais nesta fase podem causar anemia, avitaminose, fadiga e baixo rendimento escolar.

Nutrientes necessários: proteínas, ferro, cálcio, zinco, cobre e vitaminas A, C, D e E;

Adulta (19 a 40 anos) - maior evidência da TPM, obstipação, preocupação com a estética (peso e envelhecimento da pele), cuidados preventivos para o câncer de mama. Época ideal para gestação.

Nutrientes necessários: soja integral, fibras e antioxidantes como zinco, selênio, vitamina C e E, ferro, cálcio, magnésio e ácido fólico;

Pré-menopausa (41 a 55 anos) - fase de mudanças e transição (climatério), alterações físicas, musculares, menstruação irregular, início dos sintomas da menopausa.

Nutrientes necessários: fibras, cálcio, vitamina D e antioxidantes como zinco, selênio, vitaminas A, C e E;

Pós-menopausa (acima de 55 anos) - redução do hormônio estrógeno endógeno, sintomas da menopausa, perda de massa muscular, perda de massa óssea com riscos para osteoporose, aumento do colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos elevando o risco de doenças cardíacas, risco para câncer de mama, cólon, diabetes e obstipação crônica.

Nutrientes necessários: soja, fibras, cálcio, vitamina D e antioxidantes: vitaminas A, C e E, zinco e selênio.

 

Alimentos que amenizam a TPM

Vai dizer que nos dias que antecedem a menstruação (a tão temida TPM – Tensão Pré-Menstrual), você nunca sentiu um mal-estar, dores de cabeça, cólicas, enjoos, fome acima do normal, inchaços, vontade de chorar, raiva, cansaço?!?

Estes sintomas são comuns e deixam uns 3 dias do mês meio neblinados para nós mulheres, não é? (algumas de nós sofrem mais dias, certo? Mas se continuar sentindo por mais de 10 dias estes sintomas, procure orientação médica).

Para amenizar estas manifestações, beba bastante água durante o dia (mínimo de 2 litros), outros líquidos também são bem-vindos (chás, cafés, sucos naturais, água de coco), capriche nos alimentos ricos em fibras, vitamina B, ômega-3, magnésio e zinco (salmão, arenque, atum, milho, alcachofra, abacaxi, abacate, banana, vagens, cenouras, brócolis, folhosos verde-escuros, leite e derivados, produtos à base de soja, etc.).

Ahhh, e para um lanchinho nas horas que as sensações ‘apertam’, as oleaginosas (castanha do Pará, macadâmia, entre outras) são excelentes aliadas, além de dar um sabor especial no seu dia!

 

E, para encerrar, lembrem-se sempre: as lutas diárias nos tornam fortes, seguras, preparadas para tudo!



Sexta-Feira, 13 de Março de 2020
    Compartilhe: