Atual Nutrição

Em época de São João fique de olho na alimentação

Em época de São João fique de olho na alimentação



Em época de São João fique de olho na alimentação

Depois do Carnaval, a Festa Junina é a comemoração temática mais querida dos brasileiros. Além do tradicional casamento caipira, da fogueira e da quermesse, os pratos típicos são alguns dos assuntos que logo surgem na cabeça quando já notamos as bandeirinhas decorativas pelas ruas. E não é para menos, a festa de São João é repleta de guloseimas deliciosas que podem fazer qualquer um desviar da dieta. É justamente nessa hora que devemos redobrar a atenção e maneirar na comilança.

O período de festa é muito propenso para esquecer de se alimentar nos horários certos, mas pular refeições é um dos principais erros.  Muita gente acaba diminuindo o consumo de água já que a ingestão de bebidas alcóolicas e refrigerantes podem enganar a sede. A dica é, sempre que for consumir bebida alcoólica, fazer isso com moderação e alternando o consumo, com o da água.

Sem dúvida todos os pratos típicos desta época possuem grande quantidade calórica. No ranking dos mais calóricos para os menos calóricos estão:

Amendoim e doces que levam o ingrediente (como pé de moleque e paçoca);

Maçã do amor;

Cocada;

Doces como de abóbora e batata doce e bolo de fubá com goiabada;

Arroz doce, canjica, curau e pamonha;

Pipoca com manteiga;

Quentão e vinho quente;

O churrasco, pinhão e milho são os itens menos calóricos.

Uma dica é começar pelo espetinho e pelo milho sem adição de manteiga.

Não é porque se está de dieta ou em processo de reeducação alimentar que é obrigação se privar desses alimentos.  O importante é não fazer de datas comemorativas um mês inteiro de comilança.  Agora que já está claro quais alimentos são os mais perigosos, com moderação é possível sim aproveitar a festa e pular a fogueira sem peso na consciência.


Terça-Feira, 24 de Junho de 2014
    Compartilhe: