Atual Nutrição

Dia da Pizza: como comemorar sem perigo

Dia da Pizza: como comemorar sem perigo



Dia da Pizza: como comemorar sem perigo

Hoje é o dia da pizza e quem não gostaria de comemorar comendo um pedaço bem caprichado? Pois é, a pizza está cada vez mais presente na alimentação do brasileiro e quase não podemos imaginar que é algo que existe há mais ou menos seis mil anos.

O prato não surgiu na Itália como muitos pensam, mas sim, provavelmente, entre os hebreus e egípcios.  Claro que não tinha todas as coberturas que conhecemos hoje. Era apenas uma massa de farinha com água feita para matar a fome dos pobres.  Posteriormente, foi-se incorporando ervas e azeite e só quando chegou em Nápoles, Itália, que começou a tomar o formato conhecido hoje (iniciando com cobertura de peixe e queijo). Foi então que o primeiro pizzaiolo, Raffaele Espósito, criou a famosa pizza de marguerita. A partir daí a pizza tornou-se o que conhecemos hoje.

Se só de ler essa história já começou a ficar com água na boca, é bom tomar cuidado para não extrapolar na comemoração. Claro que não precisa se privar totalmente, a pizza, apesar de tudo, é um alimento que pode ser saudável, pois a grande vilã não é a massa e sim a cobertura.  Sendo assim basta escolher sabores mais leves.

Alguns dos ingredientes saudáveis para compor uma pizza são cebola, ervilha, tomate, champignon, alcachofra, escarola, milho, atum, peito de peru e pimentão. Na hora de escolher o queijo evite os mais calóricos como catupiry e cheddar. As melhores opções são de ricota e muçarela de búfala. Não abuse também daqueles ingredientes que, apesar de deliciosos, fazem da pizza um perigo como bacon, calabresa e peperoni.

Aproveite a data e bom apetite!


Quinta-Feira, 10 de Julho de 2014
    Compartilhe: