Atual Nutrição

Obesidade infantil: é de criança que se aprende a comer

Obesidade infantil: é de criança que se aprende a comer

  Categoria: Saúde

A obesidade infantil é um dos maiores problemas de saúde da atualidade.



Obesidade infantil: é de criança que se aprende a comer

Várias complicações, como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, irregularidades no colesterol e triglicérides, já afetam as crianças e adolescentes. Além disso, crianças obesas têm 80% de chance de serem um adulto obeso se não forem tratadas adequadamente na infância e, hoje, já se aborda a maior chance de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.

 

O tratamento da obesidade infantil requer muita disciplina e força de vontade tanto da criança quanto dos pais para mudar hábitos de vida, aumentar atividade física e se alimentar adequadamente. Por isso, a melhor maneira de lidar com essa doença é a prevenção.

 

A prevenção da obesidade infantil deve iniciar já na gestação: a gestante deve ter bons hábitos alimentares e evitar excesso de ganho de peso na gravidez. O aleitamento materno é um dos pilares da prevenção de obesidade: criança que mama no peito tem menos risco de desenvolver obesidade.

 

A introdução de novos alimentos na infância também é tarefa importante para evitar obesidade. Deve ser incentivada a introdução e a manutenção de verduras, frutas e legumes e evitar alimentos industrializados.

 

Como os bons hábitos começam em casa, é importante que toda a família sirva de incentivo e exemplo para quem precisa mudar a alimentação. Veja algumas dicas importantes:

 

- Ingestão calórica proporcional à atividade física para manter o crescimento normal;

- 30 a 60 minutos de atividade física diária moderada a vigorosa;

- Comer legumes, verduras e frutas diariamente, limitando ou até mesmo retirando a         ingestão de sucos;

- Trocar pão e massa branca por versões integrais com consumo moderado;

- Reduzir a ingestão de doces e bebidas açucaradas;

- Comer mais peixe, especialmente grelhado e cozido;

- Prestar atenção no consumo de água ao longo de todo o dia;

- Reduzir a ingestão de sal, sobretudo sal de alimentos industrializados.

 

Além disso, criança precisa gastar energia. Brincadeiras como pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, pular corda, jogar bola devem ser incentivadas. Vídeo game, jogos eletrônicos, computador e TV devem ser limitados (em torno de 2 horas por dia). A prática de esportes também ajuda na prevenção da obesidade.



Sexta-Feira, 1 de Novembro de 2019
    Compartilhe: